Zueirama – O jogo mais brasileiro que existe – Análise

Por videogames não serem exatamente coisas baratas no nosso país, o público que compra jogos por aqui não é dos maiores. Por esse motivo, alguns jogos brasileiros nem tem suporte ao idioma brasileiro e são feitos para ser apreciados por pessoas de diferentes culturas. Ainda sim, existe uma cobrança enorme da comunidade que haja jogos que representem o nosso país, com toda a sua malandragem e zueira. Assim surgiu o Zueirama, um game lotado de referência que apenas quem nasceu no país do futebol, do samba e do banho na caixa d’água vai entender.

Se existe uma coisa que representa o Brasil é a zueira. Vivemos em um país com tantos problema que o que faz a gente nos desligar da realidade é o humor da tiração de sarro, principalmente com figuras que nos oprimem. É um pouco difícil definir exatamente o que é a zueira, mas Zueirama tenta, embora use referências para lá de datadas. Dá para perceber claramente que algumas coisas quando foram colocadas no jogo ainda eram memes bastante divulgados, mas o jogo ficou tanto tempo em produção que agora parece mais um retrato do que era a internet em 2014, com referências que ninguém mais usa. Esse é o problema com a proposta de jogo longo que use memes para arrancar risos, pois fazer um jogo leva bastante tempo, mas ainda sim dá para matar saudades de alguns memes que de tão antigos, você já começa a achar graça deles de novo, pois tinha esquecido como eles eram hilários.

Em Zueirama controlamos um herói zueiro, um brasileiro comum que vê toda a graça do lugar onde vive sendo tomada das pessoas, fazendo elas virarem coxinhas e mortadelas. Toda a situação fica ainda complicada com o vilão responsável por remover a zueira do mundo sequestrando a namorada do herói. Assim nosso protagonista deve passar por diversas fases, se encontrando com vários memes do passado para acabar com os planos do vilão do game.

É um pouco difícil dizer o estilo de jogo que Zueirama é, pois a mecânica principal dele lembra bastante jogos de plataformas comuns de mascotes dos anos 90, isto é, apenas pule na cabeça dos inimigos; e colete moedas e alguns colecionáveis. Mas várias fases tem mecânicas diferentes e mesmo que o jogo seja bastante curto, tendo apenas 3 horas de gameplay, cada minuto vai ser intenso, pois terá referências de memes em todo canto, além de fases que mudam a mecânica básica e alguns minigames que você pode encontrar explorando. Vou dizer que muitas vezes me surpreendi como eles encaixaram um meme conhecido com algum chefe ou fase, deixando o game bem divertido e variado, surpreendendo e arrancando risos a todo momento, mesmo que muitas dessas variações sejam minigames bastante simples.

Talvez o fato de entregar um jogo com tantas mecânicas diferentes cobrou o seu preço, pois Zueirama foi lançado com diversos bugs e muitos deles ainda não foram arrumados na publicação dessa análise. Tive tantos problemas em jogar esse game que comecei a jogá-lo em live, mas tive que parar pois o jogo travou e não tinha mais como progredir. Estão lançando diversas correções constantes no game, mas parece que ele não foi muito testado antes de ser lançado, pois se você faz qualquer coisa que não seja passar a fase de primeira, provavelmente vai ver um bug, mesmo que seja algo menor.

Zueirama é um dos jogos mais brasileiros que eu já vi e só por causa disso eu acredito que mereça ser jogado, mas leve em consideração que ele é bastante curto e a inovação está mais na parte estética, pois mecanicamente é um jogo de plataforma bem básico, porém se você é da zueira, nada disso importa, pois o que você quer em um game desses é dar risadas e posso dizer que nesse ponto Zueirama não vai decepcionar.

Um comentário sobre “Zueirama – O jogo mais brasileiro que existe – Análise

  1. Pingback: 4 jogos bem zueiros |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s