Super Button Soccer – Futebol de botão nos videogames – Análise

(TODO CONTEÚDO DESSE TEXTO PODE SER VISTO NO VÍDEO ACIMA)
Quando eu era moleque, um dos jogos não eletrônicos mais populares entre a molecada era o futebol de botão. Consistia em você tem diversos disco de plástico, os chamados botões, em um mini campo simulado, sendo que cada um desses botões simulava um jogador de futebol e você tinha que deslizar um botão de plástico, para que o outro botão disparasse contra a bola e chegasse até o gol. Com o passar dos anos, o futebol de botão foi ficando cada vez mais impopular, principalmente porque os videogames simulavam muito melhor um jogo de futebol real, o que é uma pena, pois o futebol de botão tinha toda uma estratégia diferente de jogo e pensando nisso, acredito que o estúdio brasileiro Smyowl criou o Super Button Soccer, o jogo que traz para os videogames a experiência do futebol de botão.

A primeira coisa que me chamou atenção em Super Button Soccer foi a apresentação. Dentro das partidas, ele é bastante simples graficamente, porém os menus são tão bonitos quanto os de jogos de futebol modernos e tão intuitivos quanto. Você logo de cara vai saber onde entrar sem dificuldade nenhuma. O seu time também é totalmente customizado, sendo que você ganha figurinhas ao passar de nível as quais liberam novos jogadores, estádios e formações de campo, sendo que tudo isso também é mostrado em um álbum de figurinhas, outra brincadeira nostálgica que não é tão popular quanto antigamente.

Nas partidas de Super Button Soccer, você terá um time de 4 botões e sua missão é fazer a bola chegar no gol adversário. Se a bola toca em um botão do outro time por último, a posse de bola fica para o time adversário, sendo que existe um tempo limite o qual seu time fica com a bola, mesmo que você não cometa nenhum erro. Essas regras são interessantes, pois impedem, na grande maioria das vezes, que você perca sem tocar na bola e garantem que o jogo seja justo. Mecanicamente, o jogo funciona como um de sinuca, o qual você tem que calcular o ângulo o qual vai acertar a botão para que ela vá mais para direita ou para esquerda, algo bastante simples de entender, porém difícil de dominar, o que tem o potencial de prender o jogador. É possível inclusive escolher a formação do time, isso é a posição dos botões no campo, o que é muito importante na construção da estratégia.

Jogar Super Button Soccer é realmente muito prazeroso, passando um sentimento de estar jogando um bom jogo físico como Xadrez, damas ou até mesmo o pebolim, algo o qual me vejo jogando por horas, mas saindo das partidas em si que os principais problemas do jogo se apresentam. Aparentemente o game tem um modo online, o qual você pode jogar com pessoas de vários locais do mundo, pena que a desenvolvedora abandonou o jogo em 2016, assim ele está sem nenhuma atualização desde então e por esse motivo o modo online está vazio, sendo que tentei por horas encontrar alguém, mas sem sucesso.

Se o online não funciona, o que sobrou foi o modo campanha offline, o qual é limitadíssimo. Você só vai poder jogar partidas separadas ou campeonatos contra umas inteligências artificiais as quais insistem em fazer gols contra de vez em quando, embora tive um certo trabalho nos campeonatos mais difíceis, mas todos os torneios são iguais, mudando apenas os jogadores virtuais os quais vão ficando mais habilidosos com o progresso do modo campanha. Ao menos existem diversos perfis de inteligências artificiais, com comportamentos diferentes, para não ficar tão monótona a repetição do modo campanha. Se você tiver amigos para isso, ainda é possível jogar um modo versus offline, sendo um bom jogo para se jogar horas e horas em uma festa, por exemplo.

Outro aspecto técnico que decepciona é a estabilidade do jogo. Várias vezes tive que fechar o game no alt f4, pois nenhum comando respondia, mostrando que o game foi deixado de lado pelos desenvolvedores sem nem ao menos corrigir os bugs mais graves.

Uma pena o Super Button Soccer ter sido abandonado, pois um modo campanha mais robusto e algumas poucas atualizações, poderiam ter deixado a comunidade online viva e quem sabe até feito o jogo crescer, pois hoje em dia temos muitos casos de jogos os quais trabalham como serviço que conseguem reconquistar os jogadores depois de um lançamento de um jogo sem recursos. Se você quer relembrar como era o futebol de botão e consegue convencer alguns amigos a jogar com você, Super Button Soccer ainda vale a pena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s