Fluffly Horde – Jogo de fantasia medieval com coelhos

(TODO CONTEÚDO DESSE TEXTO PODE SER VISTO NO VÍDEO ACIMA)

Já pensou como seria legal uma turma tipo a do senhor dos anéis, com elfos e humanos em um ambiente medieval, mas no lugar de lutar contra hordas de orcs horrendos, você terá que combater coelhos fofinhos? Bom, se você nunca pensou em algo assim, mas ficou curioso em saber como seria isso, saiba que o estúdio Turtle Juice está desenvolvendo o Fluffy Horde, que tem justamente essa premissa. O texto a seguir vai falar sobre a versão de demonstração que o estúdio Turtle Juice enviou para o Dimensão interativa analisar, então a que a versão final provavelmente vai melhorar bastante comparado com a versão que joguei.

Fluffy Horde é um jogo de RTS ao estilo Warcraft 3, no qual você controla tropas, mas diferente do clássico jogo da Blizzard, aqui a perspectiva é 2D e você não precisa construir bases, apenas posicionar seus soldados para defender moinhos, plantações, pessoas e até alguns animais.



Como vocês devem ter percebido, a premissa de guerreiros medievais combatendo coelhos é absurda e por isso ela não é levada a sério, o que rende bons momentos. Não cheguei a dar gargalhadas, mas fiquei com o sorriso no rosto do começo ao fim, principalmente por causa do carisma dos personagens que compõem sua tropa. Começando pelo espadachim, a unidade mais eficiente no combate a curto alcance e que constantemente diz que a fofura dos coelhos não vai enganá-lo. Os elfos são extremamente metidos, achando que são melhores que os outros personagens, acreditam que o trabalho de enfrentar coelhos é uma coisa humilhante para eles e são os arqueiros, atacando de longe. O cenoura, um personagem com voz atrapalhada, que sempre sonhou em ser uma cenoura e tem a função de atrair os coelhos para buracos ou até mesmo para longe das plantações. Por último, mas não menos importante, o fazendeiro, que extrai recursos para você fazer suas tropas.

Os coelhos são uma praga. Além de atacar as unidades que você precisa defender, eles podem destruir a sua plantação e acabar com os recursos que você precisa para aumentar o número de soldados ou até melhorar a eficiência de suas tropas e é justamente neles que eu vi o principal problema nessa demo. Muitas vezes você perde e só descobre o que fez errado quando aparece uma mensagem na sua tela te alertando depois que você já perdeu. O jogo no máximo coloca uma fala quando os coelhos estão atacando os moinhos, porém não tem um aviso para quando eles estão destruindo suas plantações ou atacando alguém que você deve defender e é impossível ver tudo que acontece no mapa em uma tela só, você tem que ir arrastando a tela, pois estão acontecendo várias coisas ao mesmo tempo em vários locais, mas mesmo quando os coelhos estão destruindo algo na sua frente, é difícil vê-los, pois os inimigos são muito pequenos e as cores dos coelhos às vezes se confundem com as do cenário. Claro que esse defeito não é tão grande assim e com o tempo eu fui contornando ele, colocando alguns soldados de prontidão para defender ou atacar aqueles locais mais cruciais. Vale lembrar que como testei uma versão de um jogo em desenvolvimento, um recurso para facilitar o jogador entender de onde está vindo o ataque dos inimigos pode estar sendo desenvolvido no exato momento da publicação deste vídeo.

Toda a jogabilidade desse jogo parece ser um pouco pensada para ser jogada no celular, embora acredito que não seja essa a intenção dos desenvolvedores e também não digo isso para diminuir o jogo, muito pelo contrário, tudo que você faz é simples e intuitivo, sendo que até mesmo uma pessoa que não está acostumada a jogar videogames vai conseguir se divertir. Ao mesmo tempo é um jogo bastante desafiador, tendo uma excelente curva de aprendizagem. Me surpreendi com o design de fases visando ensinar como o jogo funciona. Quando eu, por exemplo, não estava entendendo direito como usar o personagem cenoura, me parece que o designer do jogo sabia disso e entregou uma fase em que eu só posso utilizar esse tipo de tropa para ter certeza de que eu vou entender aquilo, pois esse personagem será importante nas fases seguintes com maior dificuldade.

Mesmo nessa versão de demonstração de um jogo que ainda está em desenvolvimento, acabei me divertindo bastante com Fluffy Horde. É um jogo bonito, intuitivo, diferente e engraçado, que basta apenas uma camada de polimento para que seja um jogo excelente.

——————————–

No momento da publicação desse texto, Fluffy Horde está no greenlight do steam. Por enquanto a demo dele não está liberada para todos, mas se você acha que ele merece estar no steam, assim como eu acho, vote sim pois eu estou muito curioso para saber como será a versão completa desse game, e também para jogá-lo em português. e aposto que você está também.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s