5 maiores erros da Nintendo

(TODO CONTEÚDO DESSE TEXTO PODE SER VISTO NO VÍDEO ACIMA)
Nenhuma empresa foi tão importante para a história dos videogames quanto a Nintendo, sempre trazendo inovações que depois seriam copiadas por outras empresas, como a direcional analógica do nintendo 64 que hoje em dia não tem controle de console que não tenha uma direcional desses. Talvez seu maior feito teria sido recuperar a indústria dos videogames do grande crash dos anos 80 e fazer uma base sólida para que nunca mais alguma empresa precisa enterrar milhares de cartuchos no deserto porque não venderam. Claro que uma companhia que trabalha com videogames durante tanto tempo, também cometeu erros graves, que de tão curiosos resolvi fazer uma lista deles.

erros-da-nintendo-super-mario-filme

5 – Entregar os direitos de suas franquias para adaptações fora dos games

Os jogos exclusivos da nintendo são imbatíveis, sendo que não tem empresa que tenha tantas marcas fortes no mundo dos videogames. O principal motivo disso é que a Nintendo tem um cuidado muito grande de nunca lançar jogos simplesmente por lançar, mas essa atenção não foi tão grande assim ao dar os direitos de adaptação de seus jogos para o cinema e série de TV. No cinema, tivemos um dos piores filmes de todos os tempos, o Super Mario Bros, que não apenas adaptava de forma porca um dos jogos mais icônicos de todos os tempos, mas também era um é um filme péssimo mesmo desconsiderando o material original. Fizeram também o desenho de the legend of zelda, e o resultado foi roteiros ruins, qualidade técnica de animação tosca e uma das coisas mais irritantes que já tive o desprazer de ver. A própria nintendo sabe que isso foi uma tremenda bola fora, tanto que nunca mais deram os direitos para ninguém adaptar seus jogos para outras mídias, tirando alguns poucos quadrinhos e coisas menores.

erros-nintendo-wii-u-nintendo-reggie-playreplay

4 – Anuncio do Wii U

O Wii foi um dos maiores sucessos da nintendo nos últimos tempos. Um console com um controle inovador e que tinha intenção de trazer para os videogames aquelas pessoas que normalmente não tem interesse na mídia. Querendo repetir o sucesso do Wii, a nintendo entregou o Wii U em um dos anúncios mais confusos que já vi na vida. Ninguém sabia se o Wii U era um console novo ou apenas um controle de Wii, já que a nintendo focou bastante no controle na apresentação e tentou esconder o console, talvez para não levar perguntas sobre o poder gráfico dele, já que não seria tão eficiente quanto o do Xbox One ou Playstation 4. O fiasco foi tão grande que impactou bastante as vendas iniciais, já que demorou muito tempo até para a imprensa especializada entender que se tratava de um novo console.

erros-da-intendo-cartucho-nintendo-64

3 – Usar cartuchos no nintendo 64

O Super Nintendo foi um dos maiores sucessos da Nintendo, consolidando a liderança da empresa no mercado. Tudo isso parece ter subido a cabeça dos executivos da empresa, que apesar de perceberem que a concorrência pretendia utilizar cds para armazenar jogos, a Nintendo se negou a fazer isso com o Nintendo 64. O que ela não esperava é que suas parceiras iriam abandoná-la, preferindo fazer jogos para o Playstation e Sega Saturn. Isso é algo comum na verdade. A Sony fez isso quando anunciou o Ps3 mais caro que o Xbox 360, dizendo que as pessoas teriam que trabalhar mais para ter ele ou até mesmo a Microsoft quando anunciou o Xbox One seria impossível de jogar offline. Isso apenas mostra que liderança de mercado tem que ser mantida sempre.

erros-da-nintendo-visual-boy

2 – Virtual boy

Sendo lançado como um possível sucessor do game boy, o virtual boy prometia ser um console portátil que mostraria gráficos 3D, mas acabou não passando de um trambolho gigante que dava dor de cabeça nas pessoas e de forma nenhuma poderia ser usado de modo portátil. A Nintendo desistiu do Virtual Boy em menos de um ano de seu lançamento, porém não abandonou a ideia de 3d em portátil, sendo que mais tarde fez isso de modo competente no Nintendo 3DS.

erros-da-nintendo-snes-playstation

1 – Tentativa de rodar cd no Super Nintendo

Sabia que a Nintendo criou seu maior concorrente que tirou ela da liderança no tempo do Nintendo 64? O playstation seria um acessório do Super Nintendo que rodaria jogos em CD e para isso a nintendo fez uma parceria com a Sony para produzir esse periférico. Não se sabe ao certo porque a Nintendo desistiu do Playstation, mas tudo leva a crer que a ela se arrependeu do acordo, talvez porque a Sony teria bastante controle sobre os jogos lançados em CD ou até mesmo lucrando mais do que a Nintendo. Um acordo com a Philips para desenvolver um módulo de cd para super nintendo foi feito, deixando a Sony na mão, com um prejuízo gigantesco do custo de desenvolvimento do aparelho e já que tinham praticamente uma tecnologia pronta para rodar jogos de cd, por que não terminá-la e lançá-la? Assim surgiu o Playstation e a Sony dominou a indústria dos videogames por duas gerações, massacrando a Nintendo que era líder de mercado antes disso. Para completar, eles ainda não cumpriram também o trato com a Philips e ainda deram os direitos de produzir jogos como the legend of zelda e Mario para o CD-i, um fracassado console da philips e uma das piores coisas feitas com as marcas da Nintendo.

Então, acha que faltou algum item nessa lista? Deixe seu comentário e coloquei ai também quais foram os maiores acertos da empresa que com a sua sugestão posso fazer um vídeo sobre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s