Castle of Illusion – Mickey arrasando no Mega Drive

(TODO CONTEÚDO DESSE TEXTO PODE SER VISTO NO VÍDEO ACIMA)

No começo dos anos 90, jogos com franquias da Disney eram sinônimos de sucesso, mesmo os baseados em filmes. Mickey, a maior propriedade intelectual da Disney, o verdadeiro símbolo da empresa, protagonizou diversos jogos nessa época, mas nenhum tão memorável quanto Castle of Illusion.

Até pouco tempo atrás, não sabia exatamente a razão de Castle of Illusion ser tão lembrado assim, já que a primeira vista ele parece simples demais, então resolvi jogar e tamanha foi a minha surpresa de saber que sim, ele ainda é um excelente jogo.

Em Castle of Illusion você controla o rato mais famoso dos desenhos animados em uma missão de salvar sua namorada de uma terrível bruxa. Para isso, você terá que coletar cristais espalhados por portas de um castelo estranho que provoca ilusões. Na verdade esse negócio de castelo cheio de ilusões nada mais é do que uma desculpa para os desenvolvedores poderem entregar fases totalmente distintas como um mundo cheio de doces, florestas, castelos góticos e templos astecas. No final dessas fases, você terá que derrotar um chefe e coletar um dos cristais arco-íris, cristais esses que poderão ser utilizados para fazer uma passagem para uma outra parte do castelo para que você resgate a Minnie antes que a Bruxa roube a beleza dela.

O motivo da bruxa querer a beleza de uma rata é inexplicável, mas os razões do jogo ser considerado um dos melhores do mega drive não são difíceis de entender. Ele é bastante simples e não é muito difícil, mesmo no seu modo de dificuldade normal. Claro que, assim como vários jogos da época, se perder todas as vidas, perderá também todo o seu progresso, sendo obrigado a voltar para primeira fase, mas como o jogo acaba sendo bastante divertido e nenhum pouco injusto, jogar novamente para tentar chegar o mais longe possível, acaba não sendo frustrante.

castle-of-illlusion-002

Nesse jogo, Mickey não tem muitas habilidades, isto é, ele só pode pular, acertar os inimigos com a bunda e jogar objetos, mas isso não foi desculpa para os desenvolvedores do game não deixarem o jogo variado, com trechos de corrida, nado e pulo entre plataformas. A habilidade de bundada nos inimigos, que pode ser feita se você apertar o botão de pulo duas vezes, ainda serve como trampolim para você alcançar lugares mais altos caso você queira, pois só poderá fazer isso se segurar o botão de pulo quando aperta ele pela segunda vez.

O que faz esse jogo ser tão bom é o design das fases. Você nunca sente que as fases são muito parecidas, sendo que em algumas você terá que descer, subir ou simples descobrir qual caminho te leva para fora delas. Algumas fases o desafio está nos inimigos e em outras nas plataformas curtas que vão exigir pulos precisos.

Se você geralmente desiste de jogos dessa época por serem difíceis demais, já digo que além de Castle of Illusion não ser, a dificuldade do game fica mais elevada de forma gradual, diferente de outros games da época que não sabiam equilibrar isso, porém o jogo não faz um bom trabalho em explicar como ele funciona. Só depois de jogar várias vezes que fui descobrir como utilizar os inimigos como trampolim, por exemplo.

Assim como vários jogos do Mega Drive, Castle of Illusion tinha cores mais escuras, o que acaba sendo um problema em fases que as cores deveriam ser mais vivas, mas não impede dele ter seu charme, principalmente porque todos os inimigos parecem carismáticos, como morcegos com carinhas fofas e cogumelos irritadinhos.

castle-of-illlusion-001

Mesmo que Castle of Illusion seja mais conhecido no mega drive, esse jogo teve adaptações para outras plataformas, jogos que emprestam o nome, mas são totalmente diferentes, com a versão de Master System que o Mickey poderiam arremessar blocos e o remake feito para Playstation 3, em que as fases lembram bastante as do Mega drive, com temáticas e inimigos bastante parecidos, mas alguns trechos de perspectiva 3D que não tinham no original.

Mesmo se você for um jogador mais novo, recomendo dar uma chance para Castle of Illusion, pois apesar de ser bastante simples, é charmoso e um dos mais divertidos jogos do Mickey.

Gostou do vídeo e quer me ver falando sobre outros jogos do Mickey e das outras versões do Castle of Illusion? Comente ai embaixo qual jogo do Mickey você mais gosta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s